Dicas

Saiba qual é a importância de conhecer o perfil do cliente

Escrito por Almeria Shoes

Uma loja de calçados que deseja conquistar seu espaço precisa oferecer um atendimento de qualidade. Além da atenção e do comprometimento em superar as expectativas, conhecer o perfil do cliente é um grande diferencial para intensificar as vendas.

A cada dia o consumidor está mais informado e exigente quanto às suas escolhas. Então, para satisfazer as suas necessidades, é preciso compreender suas preferências. Desse modo, é possível entendê-lo melhor para oferecer um atendimento personalizado e, logo, gerar mais oportunidades de negócio.

Identificar o perfil de quem compra na sua loja de calçados é importante para acertar na seleção dos produtos e estreitar o relacionamento com o público. Esses quesitos ajudam a fidelizar a clientela e influenciam no seu posicionamento dentro do mercado. Neste post, você vai aprender a extrair as informações primordiais. Confira!

Elabore pesquisas de mercado

Os questionários são uma excelente ferramenta de análise do perfil do cliente. As pesquisas são utilizadas com o intuito de assimilar as referências demográficas e comportamentais.

Inicialmente, é interessante identificar os seguintes dados:

  • idade;

  • localização;

  • renda mensal;

  • hobbies;

  • numeração do calçado;

  • como conheceu a sua loja de calçados;

  • motivos pelos quais procurou o seu estabelecimento;

  • percepção da concorrência.

Existem várias plataformas de formulários on-line disponíveis gratuitamente. Depois de criar as perguntas, o próximo passo é encaminhar o link para as pessoas que já compraram na loja e também para as que se interessam pelas sandálias, sapatilhas, rasteirinhas etc.

Analise os dados fornecidos pelas redes sociais

As estratégias de marketing digital são ações significativas para aumentar o reconhecimento de marca e interagir com o público.

As redes sociais fornecem dados relevantes ao estudo em questão. Acesse o Facebook e o Instagram Insights, e explore as características da sua audiência, como faixa etária, localização, nível educacional e cargo. Assim, você conhece melhor os seguidores e cria estratégias de persuasão adequadas tanto no ambiente on-line quanto físico.

Estabeleça um diálogo agradável

A presença do consumidor no ponto de venda também é um ensejo para aprender mais sobre o perfil do cliente. Os vendedores podem aproveitar o momento e fazer perguntas — porém, é preciso ter cuidado e não exagerar na quantidade —, de modo a entender os interesses e ocasiões em que os visitantes optam por adquirir sapatos novos.

Deixe as pessoas à vontade para falar sobre suas impressões e preferências. Na sequência, registre as informações recolhidas. Elas serão fundamentais na hora de criar ações mais eficientes e personalizadas.

Observe os padrões de comportamento

Possivelmente, existem modelos de comportamento que definem o perfil do cliente. Estude o contexto e procure os pontos em comum. Utilize-os para determinar alguns nichos de mercado, por exemplo, mulheres que têm numeração especial — inferior ao 34 e superior ao 40 — e faça campanhas para aumentar o seu faturamento nessa área.

Investir em segmentos é uma ótima maneira de atrair a atenção do público. No entanto, é necessário cautela. Não se restrinja muito, ao ponto de perder as demais oportunidades de negócio. Percebeu a importância de definir o perfil do cliente? A ação é imprescindível para saber os hábitos de consumo e outros atributos de quem compra no seu estabelecimento. Coloque esse método em prática e idealize um planejamento de vendas coerente com os interesse dos compradores.

Quer saber como fidelizar e conquistar novos consumidores para a sua loja? Veja como ter sucesso no atendimento ao cliente! 

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Almeria Shoes

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