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Promoção de vendas: como, quando e por que fazer uma na sua loja

Escrito por Almeria Shoes

Fazer promoção de vendas é um grande incentivo para atrair mais pessoas interessadas nos produtos da loja e conquistar um bom rendimento financeiro. No entanto, assim como em toda estratégia comercial, é necessário planejamento ao oferecer descontos atrativos e, em contrapartida, obter um resultado positivo.

Essa ação pode ser implementada por vários motivos, por exemplo: impulsionar a saída de um determinado modelo de calçado, vender produtos que estão parados no estoque, atrair novos consumidores ou aumentar a visibilidade da loja. Seja qual for a motivação, é imprescindível se programar de modo que a oportunidade de lucrar não se transforme em prejuízo.

Apesar de ser mais frequente na proximidade das datas comemorativas, a promoção pode ser realizada em qualquer época do ano. Se você está pensando em lançar ofertas tentadoras, leia este post com atenção e descubra os segredos que vão lhe ajudar a faturar bastante!

Defina o objetivo e o prazo da promoção

Estabelecer uma porcentagem x de desconto não é o suficiente para estruturar uma promoção de venda eficiente. Antes de anunciar as vantagens que serão oferecidas, é indispensável se planejar e definir o motivo da ação.

Entre outras possibilidades, como as datas festivas, geralmente as lojas de sapatos aproveitam a troca de estação e liquidam os pares da temporada passada. No fim do inverno, por exemplo, as botas costumam ser vendidas a um preço mais baixo. Desse modo, o produto não fica parado no estoque e o valor empenhado na aquisição da mercadoria não é retido.

Depois de fixar o objetivo, é hora de estabelecer o prazo de duração da promoção. É preciso criar um senso de urgência para que o consumidor se apresse, caso queira usufruir da concessão.

Delimite o público-alvo

A quem a promoção se destina? No caso de uma loja de sapatos femininos, a resposta é óbvia, certo? Entretanto, é possível segmentar o público por áreas de interesse.

Atribuir desconto na compra de calçados de uma numeração específica, ou em tênis, rasteirinhas e sapatilhas, é um modo eficiente de despertar a simpatia do consumidor.

Para acertar na escolha dos itens que vão integrar a promoção, analise o perfil do cliente e descubra quais são as suas preferências. Dessa forma, as chances de errar são reduzidas e os proventos da campanha serão mais satisfatórios.

Ofereça valor aos seus clientes

Ninguém gosta da sensação de ser enganado. Por esse motivo, além de um preço encantador, a promoção de vendas deve ter relevância.

Mesmo que a ação seja focada em mercadorias que estão estagnadas, mostrar o benefício daquele produto e a sua utilidade no dia a dia é fundamental.

Quer um exemplo prático? O verão está chegando, por isso, a rasteirinha é um item primordial. Além de linda, ela diminui a sensação de calor nos pés. Compartilhar essa explicação ajuda na compreensão da necessidade de comprar aquele produto.

Fique atento às datas comemorativas

Disponibilizar promoções na época do dia das mães e dia dos namorados não é nenhuma novidade. Porém, existem outras datas no calendário comercial que favorecem o aumento no volume de vendas.

Estude o cronograma do varejo e descubra outras datas que representam oportunidades de liquidação. Aproveite períodos menos expressivos para ter mais dinheiro entrando no caixa da sua empresa!

Invista na divulgação da promoção de vendas

Após estruturar as particularidades da promoção, chegou o momento de delimitar um fator importantíssimo: a divulgação. Afinal, como as pessoas vão descobrir que a sua loja está ofertando preços mais acessíveis?

As redes sociais são excelentes plataformas de marketing para loja de calçados. Descubra os canais de comunicação que o seu público acessa — Facebook, Instagram, e-mail — e invista em ações por lá. A mídia offline também deve ser considerada para atingir as pessoas que passam na rua do seu PDV diariamente.

Está animado para caprichar na promoção de vendas? Lembre-se de monitorar os resultados e comparar todas as ações executadas a fim de identificar aquela que gerou mais retorno ao empreendimento.

Agora que você já desvendou os segredos que envolvem uma boa promoção, aproveite e descubra a importância de conhecer o perfil do cliente!

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Almeria Shoes

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