Dicas

O que fazer para vender produtos parados em estoque?

Escrito por Almeria Shoes

Os produtos parados em estoque são, certamente, uma das principais causas de preocupação dos empreendedores. Afinal, mercadorias nessa condição são sinônimo de prejuízo financeiro para a empresa.

Se você está nessa situação, não se desespere! Saiba que é possível reverter esse quadro e ter o retorno de tudo que foi investido nesses produtos.

Por isso, criamos este post trazendo para você importantes dicas do que pode ser feito para movimentar o estoque de sua loja, e não ficar no prejuízo. Acompanhe agora!

Qual a importância de um bom controle de estoque?

Infelizmente, muitos varejistas ainda ignoram a importância de um estoque bem administrado, mesmo esse sendo um fator primordial para a saúde financeira da empresa.

Não administrar corretamente o estoque pode trazer diversos transtornos, e com o mesmo resultado: diminuição dos lucros e comprometimento do crescimento da sua loja.

Além disso, não trabalhar corretamente essa gestão pode trazer problemas, como:

  • excesso de produtos parados ocupando o espaço físico que poderia ser utilizado para novas mercadorias;
  • compra de novos produtos em quantidade desnecessária por não ter conhecimento do que já se tem disponível;
  • prestação de um atendimento com baixa qualidade ao cliente, ocasionado por não ter disponível a mercadoria que ele procura.

Como vender os produtos parados em estoque?

Apesar de a condição de ter produtos parados ser algo preocupante, nem tudo está perdido. É possível, sim, contornar esse quadro e trazer novamente para sua loja a rotatividade necessária para o crescimento financeiro. Veja, agora, algumas dicas para você ter sucesso nessa jornada.

Descubra por que as mercadorias estão paradas

O primeiro passo que você precisa dar envolve entender por que seus produtos ficaram parados. Faça um levantamento de todos os itens em estoque e avalie o motivo: são de coleções passadas? O valor pedido estava muito alto? Não foram bem divulgados ou dispostos na vitrine?

Essas são apenas algumas perguntas que você deve fazer para entender o porquê da não saída dessas mercadorias. Obtendo as respostas, você saberá exatamente o que fazer com cada uma delas.

Entenda o seu consumidor

Você realmente está oferecendo o produto certo para o público que procura a sua loja? Para movimentar o estoque e alavancar as vendas, é preciso saber o que seu consumidor busca.

Faça uma análise e elabore ofertas dirigidas para seus clientes. Entregar a eles o que procuram ajuda a aumentar as vendas e até a fidelizar esse público.

Planeje promoções

Uma das melhores maneiras de “limpar o estoque” é fazendo promoções. Pense em estratégias atrativas, como “leve 2 pague 1”, “pague X na primeira peça e Y na segunda”. etc. Enfim, há diversas possibilidades para vender os produtos parados.

Mas atenção! Saber o valor exato investido nas mercadorias é fundamental para não ficar no prejuízo. Por conta disso, o levantamento de cada peça, como explicamos, é tão importante para não prejudicar seu faturamento.

Venda seus produtos em sites de compra coletiva

A promoção na loja física não teve o resultado esperado? Calma! Você ainda tem mais algumas opções. Uma delas é vender seus produtos em sites de compra coletiva.

Esses sites têm como principal característica entregar ofertas dos mais variados produtos para milhares de clientes. Essa é uma maneira não só de vender o que está parado, como também de fazer sua loja se tornar conhecida para novos consumidores.

Tente um acordo com os fornecedores

Outra possibilidade é tentar um acordo com os fornecedores, buscando a troca das mercadorias paradas ou, até mesmo, a recompra desses itens.

Como evitar que isso aconteça novamente?

Não basta, apenas, corrigir o problema das mercadorias paradas, é preciso também garantir que isso não volte a acontecer.

Assim, procure trabalhar o estoque de maneira mais adequada, acompanhando de perto toda a sua movimentação. Existem diversas ferramentas e aplicativos que auxiliam nesse processo, tornando o controle mais fácil, rápido e eficiente.

Ter produtos parados em estoque é, sem dúvida, sinal de prejuízo. Com um bom planejamento e um controle correto, é possível evitar que isso volte a acontecer, garantindo maior lucratividade e o crescimento de sua loja.

Essas são apenas algumas estratégias para ajudá-lo a tornar seu negócio cada dia mais um sucesso. Quer saber muitas outras? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro!

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