Dicas

Entenda por que o fluxo de caixa é essencial para a sua empresa!

Escrito por Almeria Shoes

Manter as contas em ordem é um princípio fundamental a qualquer empresa. Contabilizar as receitas e despesas por meio do fluxo de caixa é a melhor solução para se organizar financeiramente. A prática auxilia na identificação da quantidade de dinheiro arrecadada com as vendas e reconhece a quantia destinada ao pagamento de fornecedores, aluguel do ponto de venda, funcionários, taxa de franquia e outros gastos fixos.

Quando feito corretamente, esse controle se torna o melhor instrumento para contabilizar o lucro mensal e obter dados que vão ajudar na previsão do cenário futuro. Dessa forma, o estabelecimento consegue preparar uma reserva — caso aconteça uma oscilação no número de vendas —, e mantém os compromissos em ordem.

Além de proporcionar a análise do contexto atual, o fluxo de caixa auxilia a visão a longo prazo. Ao mantê-lo em dia, é possível avaliar o progresso da sua loja de calçados e planejar as próximas metas e objetivos. Ficou interessado? Então, continue a leitura e aprenda como fazer essa documentação!

Lance os registros diariamente

Não há dúvida quanto à eficácia do fluxo de caixa. Ter atenção e comprometimento é fundamental para conseguir bons resultados com a aplicação dessa metodologia.

A melhor maneira de fazer o controle dos dados é pelo registro das movimentações. As receitas e gastos devem ser inseridos diariamente na planilha ou no próprio sistema de gestão. Desse modo, a probabilidade de erro na inserção de valores é minimizada. No fim do dia o responsável deve somar as vendas e subtrair o montante desembolsado para descobrir o saldo das operações.

Padronize os dados do fluxo de caixa

Manter um padrão no modo como os registros são inseridos facilita a compreensão dos elementos. Com o propósito de evitar interpretações equivocadas, abolir o uso de abreviações é uma postura bastante vantajosa.

Ainda que utilizar palavras encurtadas seja mais prático, essa ação pode prejudicar o entendimento. Ou seja, o tempo economizado no lançamento dos números será gasto ao assimilar do que se trata. Além do mais, uma avaliação errada pode levar a decisões indevidas quanto ao direcionamento dos investimentos e recursos.

Categorize as operações financeiras

Para não gerar confusão, o fluxo de caixa deve ser separado em categorias. Em princípio, deve-se fazer colunas distintas para lançar as entradas e saídas.

A fim de facilitar ainda mais, o primeiro quesito pode ser subdividido por tipos de calçados, como sandálias, botas e demais itens. Já a parte das despesas pode ser separada em, no mínimo, três áreas. Por exemplo: salários, aquisição de estoque e gastos gerais (água, luz, internet etc.).

Implementar o fluxo de caixa em uma loja de sapatos é essencial para descobrir os setores que demandam mais aporte financeiro, assim como o lucro obtido mês a mês. Consequentemente, tem-se um panorama adequado para administrar as receitas. Não se esqueça de que é necessário dedicar um tempo diário à ferramenta e atualizar as informações corretamente.

O que você acha de instituir o fluxo de caixa no seu estabelecimento? Deixe um comentário e conte para nós quais são as suas expectativas!

Sobre o autor

Almeria Shoes

Deixar comentário.

/*scrip Rd Station*/