Dicas

7 formas de fazer marketing para loja de calçados

Escrito por Almeria Shoes

O mercado está cada vez mais competitivo. Com novas opções de estabelecimentos e marcas, é preciso atrair a atenção do cliente do jeito certo. Para obter esse efeito, adotar boas estratégias de marketing para loja de calçados é essencial.

Com uma abordagem inteligente, seu estabelecimento deixará os concorrentes no chinelo. Mais gente conhecerá seus produtos, novas oportunidades surgirão e, enfim, será possível concretizar um volume maior de vendas.

Quer saber como direcionar os seus esforços? Então veja 7 dicas de como fazer marketing para loja de calçados e acerte em cheio!

1. Realize o investimento nas redes sociais

Hoje, há mais de 100 milhões de brasileiros conectados nas redes sociais, o que cria um ótimo espaço para a sua loja de sapatos. Afinal, esses ambientes se tornam pontos ideais para abordar os clientes e manter um relacionamento de qualidade.

Para acertar, comece conhecendo o seu público-alvo. Se o seu foco é atingir um público jovem, então é preciso estar nas redes sociais “da moda”. Já para um público mais velho, as opções tradicionais, como Facebook e Instagram, funcionam bem.

Depois de criar um perfil na rede escolhida, elabore publicações que utilizem o máximo de recursos. Na maioria das vezes, é possível postar textos, fotos e vídeos, além de usar hashtags. Para melhorar o desempenho, estimule o engajamento das pessoas, por meio de comentários e compartilhamentos, por exemplo. Não se esqueça de responder às mensagens de forma cordial e agradável!

2. Aposte na produção de conteúdo

Outra ótima maneira de fazer marketing para loja de calçados é pensar na produção de conteúdo. Uma das maneiras mais eficientes é pensar em criar um site e um blog para a empresa. Nesse veículo, é possível indicar as principais tendências do setor, assim como meios de usar determinado modelo ou fazer a melhor compra.

Depois de produzido, o conteúdo pode ser distribuído nas redes sociais ou por outros canais. Desde que o conteúdo seja elaborado corretamente, esse é um caminho para posicionar o empreendimento como uma autoridade no assunto.

3. Capriche nas fotos e nos vídeos

Por falar em conteúdo de qualidade, é essencial pensar nas fotos e nos vídeos. O aspecto desses elementos é crucial para conseguir um bom desempenho, já que o conteúdo visual é determinante para a experiência de quem consome.

No Facebook, por exemplo, uma publicação com imagens consegue até 230% a mais de engajamento. Já uma postagem no blog que tem uma imagem a cada 75 ou 100 palavras, recebe o dobro de compartilhamentos nas redes sociais. Demais, não é?

Para conseguir o resultado certo, capriche na produção de fotos e vídeos. Separe os melhores produtos e use recursos profissionais, como uma boa iluminação e uma câmera com elevada resolução. Tudo isso se transformará em um conteúdo de qualidade e com grande apelo visual.

4. Ofereça cupons de desconto

O preço é um excelente chamariz para clientes em sua loja de calçados. No entanto, não vale a pena apenas abaixar o valor, sem nenhum critério ou estratégia. Na verdade, é muito melhor adotar recursos diferentes, como o uso de cupons de desconto.

A grande vantagem é que dá para rastrear de onde vêm as vendas. Ao usar um cupom para as redes sociais e um para o site, por exemplo, você saberá qual é o melhor canal para fazer as ofertas.

Também é possível ter maior controle sobre o cupom, como ao limitar o número de vendas com preços reduzidos. Como consequência, o estabelecimento consegue atrair as pessoas, mas não corre o risco de vender por menos do que gostaria.

5. Use o e-mail marketing para fazer promoções

Outra boa alternativa de marketing para loja de calçados é o uso do e-mail marketing. Essa ferramenta permanece muito importante porque cria um contato direto com o cliente, sem intermediários. Ao enviar a mensagem, você estará na caixa de entrada — e, quem sabe, na tela do celular — do consumidor.

Para obter bons efeitos, é possível fazer envios de promoções por esse meio. Os cupons, por exemplo, podem ser exclusivos para quem tem o e-mail cadastrado. Isso aumentará o interesse das pessoas e ainda fará com que as que recebem sintam algo como exclusividade.

Ao apostar nas ferramentas certas, também é possível automatizar a abordagem. Ao se basear nas compras passadas do e-commerce, por exemplo, cada cliente pode receber ofertas de produtos semelhantes ou que possam interessar. Com tanta personalização, as chances de venda se multiplicam.

6. Crie programas de fidelização e de indicação

Nem sempre essa abordagem é considerada, mas o uso de programas de fidelidade e de indicação também é indicado para fazer marketing para loja de calçados. No primeiro caso, é possível dar descontos e vantagens para as pessoas que compram mais e/ou por mais tempo. Isso favorece o relacionamento e ajuda a conquistar compras recorrentes.

Já os programas de indicação são uma ótima oportunidade para atrair novas pessoas. Funciona assim: o cliente que trouxer um ou mais amigos recebe descontos, brindes ou vantagens especiais. Então, o negócio precisa investir menos para fazer crescer a sua base de consumidores.

O importante é definir muito bem as regras desses programas e divulgá-los com seus benefícios. Ao final, o relacionamento entre o estabelecimento e os compradores é favorecido e os dois lados saem ganhando.

7. Cuide da aparência da loja

Lembra-se de que a imagem é importante para os resultados? Isso não é verdade apenas na hora de produzir conteúdo, mas, também, ao cuidar do visual da loja. Garantir o aspecto ideal faz com que as pessoas se sintam mais propensas à compra.

No caso do ponto de venda físico, invista em uma decoração ligada ao estilo do público. Tenha poltronas e bancos confortáveis e mude os elementos de acordo com as datas comemorativas. Não se esqueça de montar uma vitrine atrativa, com os principais produtos em destaque.

No ambiente virtual, é importante ter um site de aspecto limpo e adequado à proposta da marca. Invista em um carregamento rápido e na boa experiência dos usuários, acima de tudo. Com os cuidados em ambos os sentidos, as pessoas se sentirão à vontade para comprar.

Usar as estratégias de marketing para loja de calçados ajuda a conquistar novos clientes e a divulgar a marca. Ao final, seu negócio terá mais oportunidades de venda e poderá se destacar da concorrência.

Para ter os melhores produtos à disposição dos seus consumidores, entre em contato com a Almeria Calçados e fale com um de nossos especialistas!

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