Dicas

3 segredos para vender mais na Black Friday

Escrito por Almeria Shoes

A Black Friday está chegando. A data, criada nos Estados Unidos na década de 60, popularizou-se no Brasil e vem ganhando cada vez mais força por aqui. Celebrado sempre na última sexta-feira do mês de novembro, o dia é uma ótima oportunidade para as empresas limparem seus estoques para o Natal, surpreendendo seus clientes com boas promoções e se destacando no mercado. 

Nos Estados Unidos, a Black Friday já se tornou um grande evento, sendo considerada a data mais lucrativa para as lojas do país. No Brasil, o balanço também é positivo. Em 2016, as vendas no varejo físico cresceram 11%, segundo dados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Já para este ano, a expectativa é que as vendas aumentem de 15 a 20%. 

Os números não mentem e com uma data importante como essa não dá para ficar de fora. Por isso, para vender na Black Friday sem preocupações, prejuízos ou perdas no faturamento, nós preparamos algumas dicas para você aproveitar a data e alavancar seu negócio. Confira!

1. Planejamento 

Estoque

O primeiro passo do planejamento é decidir quais produtos vão entrar na promoção e a porcentagem de desconto aplicado em cada um deles, levando em conta a margem de lucro.

Geralmente, os clientes que compram na Black Friday já estão de olho nesses produtos há algum tempo, por isso, é recomendável que você faça uma pesquisa prévia e descubra quais produtos são os mais procurados e, por consequência, mais atrativos para serem colocados na promoção.

Equipe

É importante que sua equipe esteja preparada para lidar com os clientes neste dia, oferecendo as informações de maneira clara e tirando todas as dúvidas que eles possam ter.

Para isso, seu time precisa estar por dentro de todos os produtos que entraram na promoção, para não cometerem nenhuma gafe e os clientes sentirem que estão sendo enganados. Além disso, é importante que eles tenham a iniciativa de oferecer para os clientes produtos que não estejam na promoção, aumentando também a margem de rentabilidade da loja.

Pagamento

Ter várias formas de pagamento, como cartões, cheques e dinheiro, assim como o parcelamento e outras ofertas especiais, é um diferencial muito importante. No dia em que várias lojas estão fazendo promoções similares a sua, as pequenas coisas podem fazer muita diferença na hora de fechar uma compra.

2. Preparo 

Divulgação antecipada

Como dizem, propaganda é a alma do negócio. E, neste dia, você estará competindo com várias lojas pela atenção do cliente e, por isso, precisa que ele saiba das suas ações com antecedência e se prepare para participar do seu evento. Para isso, invista muito na divulgação antecipada. Use panfletos, banners e anuncie nas mídias locais. 

Mídias sociais

Outro ponto que você deve usar e abusar são das mídias sociais. É uma ferramente estratégica muito importante, com um alcance imenso que, além de fazer com que seu cliente entenda porquê comprar com você é melhor, vai permitir que você atraia novos clientes. 

3. Execução

Vitrine

A palavra de ordem aqui é criatividade. O ser humano é muito visual e o que faz o cliente escolher entrar em uma loja e não na outra é o que o chama mais atenção.

Por isso, invista em uma decoração que desperte o interesse das pessoas, coloque balões ou banners que enfoquem que os produtos realmente tiveram seus preços diminuídos. Além disso, destaque os produtos na promoção, separando um espaço específico para eles. Isso ajuda os clientes a identificá-los.

Transparência

Não tente enganar o cliente. A cada ano, eles ficam mais atentos e pesquisam mais para não caírem em armadilhas, por isso, não camufle os preços. Seja íntegro nas promoções. A transparência é essencial. 

Agora que você já sabe que planejamento e preparo são os pontos-chave para ter sucesso, pode começar a preparar a sua loja para uma das datas mais importantes do ano para o varejo.

Gostou? Então além de colocar em prática as nossas dicas para vender na Black Friday, siga-nos nas redes sociais — estamos no Facebook, YouTube e Instagram — e não fique por fora dos nossos conteúdos!

Sobre o autor

Almeria Shoes

Deixar comentário.

/*scrip Rd Station*/